quarta-feira, 24 de março de 2010

princípios da inclusão

A prática da inclusão, fundamentada na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, determina que todas as crianças devem, sempre que possível, aprender juntas, independente de suas dificuldades e diferenças, partindo da convicção de que todas elas são capazes de aprender. Algumas exigirão um apoio adicional, algumas adaptações ou ainda equipamentos específicos que são possíveis de serem oferecidos por diferentes segmentos da sociedade.

O processo de inclusão envolve adequações da sociedade às necessidades de seus membros, cujo ponto de partida é tanto uma mudança na mentalidade quanto no comportamento e na atitude das pessoas.

Desse modo, a preocupação com a abrangência da educação vai além da educação inclusiva, , sendo novamente destacada a necessidade de pensar na inclusão social, cujo valor político é bem maior, ou seja, tem o alcance da aceitação da diversidade humana geral.

A educação inclusiva baseia-se em princípios, componenetes, e propõe práticas inclusivas da escola e sociedade.
Que princípios, componentes e práticas seriam estes?

SÃO OS SEGUINTES:

* aceitação das diferenças com naturalidade;

* valorização da diversidade humana;

* respeito mútuo;

* direito de pertencer;

* crença na viabilidade de todos aprenderem juntos;

* aprendizado cooperativo;

* crença no papel inclusivo de toda a comunidade escolar;

* importância dos pais como parceiros educativos;

* colaboração entre os professores.

Um comentário:

  1. Nas comunidades periféricas,como por exemplo na Cidade Tiradentes - Zona Leste de São Paulo e Mauá onde leciono além dos alunos frequentarem as escolas normais, alguns deles frequentas as escolas com recursos especiais para alunos especiais. Todavia, as escolas estaduais nas Diretorias de Ensino Leste 3 e Mauá que têm esses recursos são distantes e de difícil acesso para os alunos especiais. E as supervisões de ensino e o poder público não financiam a ida dessas crianças a essas escolas alegando que elas já recebem pensão para isso. Isso é revoltante.

    Adilson Ferreira

    ResponderExcluir